Por: Paiva Netto Ruth expôs seu pensamento sobre as ações em prol dos mais necessitados, e disse :" Todas as iniciativas que são realizadas com essa finalidade, da solidariedade, do apoio à população carente, são importantíssimas .A Legião da Boa Vontade é um excelente exemplo, inclusive de continuidade dessa filantropia .".
Homenagem à dra. Ruth
A antropóloga e professora da USP, dra. Ruth Cardoso, esposa do ex-presidente da República, dr. Fernando Henrique Cardoso, deixou-nos no último 24 de junho. Intelectual das mais destacadas, sempre teve como tema de seus estudos o combate à exclusão social. Recordo com carinho as palavras que escrevi no “Correio Braziliense” quando, em 1995, criou e assumiu o “Comunidade Solidária”: A escolha de dona Ruth Cardoso para a missão de presidi-lo reforça a expectativa de sucesso. Esses são os meus votos e os dos Legionários da Boa Vontade. Por sinal, dona Ruth é muito simpática e fotogênica. Em 1998, durante evento ocorrido no ParlaMundi da LBV, em Brasília/DF, a dra. Ruth expôs seu pensamento sobre as ações em prol dos mais necessitados, e disse ainda: “Todas as iniciativas que são realizadas com essa finalidade, da solidariedade, do apoio à população carente, são importantíssimas. A Legião da Boa Vontade é um excelente exemplo, inclusive de continuidade dessa filantropia”. Ao seu espírito eterno, pois os mortos não morrem, as nossas vibrações de paz, extensivas aos familiares e amigos.
Reconhecimento das Nações Unidas
De Nova York, o representante da Legião da Boa Vontade na ONU, Danilo Parmegiani, informa: “No último dia 4 de junho, ao ser analisado o relatório quatrienal da LBV no Ecosoc, Conselho Econômico e Social, as delegações governamentais dos países membros da ONU o aprovaram com distinção”.
Globalização do Amor Fraterno
A LBV, primeira entidade do Terceiro Setor brasileiro a conquistar, em 1999, o status consultivo geral no Ecosoc, associada, desde 1994, ao Departamento de Informação Pública (DPI), foi também reeleita vice-presidente do Comitê de Espiritualidade, Valores e Interesses Globais, da ONU, por mais dois anos. O portal Boa Vontade (www.boavontade.com) comenta: “A escolha ocorreu durante encontro desse comitê, na sede das Nações Unidas, em Nova York, realizado no dia 29/5, quando a LBV palestrou a autoridades presentes. Foi inédito no comitê um membro do próprio corpo executivo conferenciar. A participação da LBV durou uma hora e abordou vários tópicos da revista ‘Globalização do Amor Fraterno’, que o seu diretor-presidente encaminhou à ONU em diversos idiomas. O conselheiro Malik Sardar Khan, do Congresso Mundial Islâmico, destacou em seu discurso a publicação: ‘Repassarei a mensagem da LBV. Isto aqui tem de ir para o mundo inteiro! Faço esse trabalho de disseminar abordagens sociais com espiritualidade desse nível para contatos em vários países’. Outra importante manifestação foi a do rabino Roger Ross, que disse: ‘A mensagem da Legião da Boa Vontade não poderia ser mais perfeita, porque é dita com amor’. (...) Desde 2004, a LBV promove anualmente, em parceria com a ONU, fóruns da sociedade civil latino-americana, chegando à quinta edição em 2008”.
José de Paiva Netto — Jornalista, radialista e escritor. paivanetto@uol.com.br
|