PÁGINA INICIAL
  Bate-Papo
  Jogos Online
  NOTÍCIAS DE CAPA
  O MUNDO
  BRASIL
  POLÍTICA
  CRESCIMENTO PESSOAL
  MEIO AMBIENTE
  BONS NEGÓCIOS
  CIDADE
  NOSSA GENTE
  CULTURA
  FOTOS DE SERRA TALHADA
  ESTUDANTES NA REDE
  CÂMARA DOS DEPUTADOS
  TRADUTOR DE LÍNGUAS
  LISTA TELEFÔNICA
  FALE CONOSCO
  LOGIN
  WEBMAIL
          SITES ÚTEIS
Genealogia Pernambucana
Site Política para Políticos
Site Gramsci
Jornal do Comércio
Concursos Públicos
Site Jurídico.com
Site Jornal Digital
Site Correio da Cidadania
Site Carta Capital
Site Caros Amigos
Site Futbrasil.com
História de Serra Talhada
Site da IstoÉ
Site Veja Online
Site O Dia
Estatística do site
Casa da Cultura Serra Talhada
Busca de CEP
Trabalhos Escolares
Cultura FM 92.9
Líder FM 93.5
Nova Gospel FM 105.9
Serra FM 87,9
VilaBela FM 94.3
A Voz do Sertão FM
O FLAGELO DA BUROCRACIA

Por: Inocêncio Oliveira
NO BRASIL O ESPÍRITO EMPREENDEDOR DO CIDADÃO É DESESTIMULADO.
Inocêncio Oliveira - DAPUTADO FEDERAL POR PERNAMBUCO (PMDB)

O Brasil detém um dos maiores índices de empreendedorismo do Mundo, mostra uma pesquisa recente, apesar de ser, também, um dos países onde mais o espírito empreendedor do cidadão é desestimulado por exigências abusivas por parte do Estado. A burocracia - ou burocratismo - que impera no País agrava o chamado "custo Brasil" e, junto com a elevada carga fiscal, é um entrave ao crescimento econômico do País.

A burocracia penaliza principalmente o cidadão comum e o pequeno empreendedor que quer manter seu negócio na legalidade. Enquanto a grande empresa consegue vencer a burocracia porque tem recursos para contratar profissionais especializados ou manter estruturas para lidar com as exigências, o pequeno empresário enfrenta ele mesmo a burocracia, gastando seu tempo nas filas das repartições.

O problema é mais sério nos órgãos fazendários. Um grupo de trabalho do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) constatou que o número de declarações e formulários que devem ser encaminhados ao Fisco pode chegar a 100. Dacon, DBF, DCide, Dimob, DCP, DCRE, DCTF, Decred, Derc, DIF, Dimob, Dipi, DIPJ, Dirf, DITR, DNF, DOI e DSTA são apenas algumas das declarações que consomem do empresário a energia que deveria estar dirigida para os negócios.

A informática e a internet têm servido, paradoxalmente, de justificativa para a criação de novas exigências, o que nos leva da burocracia do papel para a burocracia eletrônica. Levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), informa que são editadas no País 300 novas normas a cada ano, entre leis, decretos, portarias e instruções, sem que haja qualquer preocupação dos órgãos públicos em informar e orientar seus públicos.

O crescente volume de declarações e informações a apresentar obriga os empreendedores a contratar contadores, despachantes e consultores, e até esses profissionais mostram-se preocupados com o excesso de exigências. Para abrir um negócio no Brasil são necessárias pelo menos sete permissões e quinze procedimentos, o que demanda pelo menos 60 dias.

Alguns Estados e o Distrito Federal têm tido algum sucesso em contornar tanta burocracia, com a implantação de centros de atendimento integrado, onde o próprio empresário obtém as informações prévias e encaminha o registro e a legalização de sua empresa. Porém, registrada a empresa, os empresários devem ficar alerta: manter arquivos, livros e registros de controle por vários anos e entregar documentos e declarações obrigatórias a cada mês ou trimestre. E não descuidar do cumprimento das obrigações fiscais quanto aos fornecedores de serviços, com a retenção e recolhimento de tributos. E quando, infelizmente, o empreendedor fecha as portas, dar baixa da firma é bem mais difícil do que foi abrir sua empresa.

São tantas exigências, multas e sanções pendentes que as juntas comerciais e os órgãos fazendários estão entulhados com os registros de milhares de empresas fechadas. A dificuldade burocrática, além do custo de mais de R$ 2 milpara cancelar o registro de uma firma inativa, tem empurrado muitos empreendedores para a informalidade quando iniciam um novo negócio. Temos, portanto, que simplificar a legislação sobre a constituição e fechamento de empresas, desburocratizar os procedimentos tributários, previdenciários e trabalhistas e reduzir o número de obrigações acessórias. Um sinal de boa vontade do governo seria fazer uma revisão dos casos, com anistia de multas sobre informações ou declarações não entregues, para permitir a baixa de empresas já fechadas, enxugar os cadastros dos órgãos públicos e dar ao empreendedor brasileiro uma nova oportunidade, enfim diminuir ou acabar com o flagelo da burocracia.
© Copyright  Mário Olímpio 2003-2023
INDEXBrasil - Comunicação e Marketing.
Todos os direitos reservados, permitida a cópia de
conteúdos, desde que divulgada a fonte.
e-mail:redacao@serratalhada.net