Por: ANTONIO NETO Solidônio Leite é filho de Antonio Áttico de Sousa Leite, o autor do primeiro livro (relatório) escrito abordando a hecatombe da Pedra do Reino. LIVRO SOBRE SOLIDÔNIO LEITE
Antonio Áttico Leite, nasceu em Villa Bella, quando ainda pertencíamos a Pajeú das Flores, no ano de 1867. É uma das maiores expressão intelectual do Brasil, de todos os tempos, no entanto, é pouco lembrado ou citado. Em sua terra natal, por exemplo, em sua homenagem, existe apenas um estabelecimento de ensino (Escola Solidônio Leite), mas poucos conhecem algo mais sobre esse personagem que, por sinal, é patrono de uma cadeira da Academia Brasileira de Filologia e na Academia Serra-talhadense de etras. Uma curiosidade: Solidônio Leite é filho de Antonio Áttico de Sousa Leite, o autor do primeiro livro (relatório) escrito abordando a hecatombe da Pedra do Reino. Solidônio Leite morreu no Rio de Janeiro, no ano de 1930, nos deixando como legado uma vasta contribuição literária, destacando as seguintes: Tempos acadêmicos (1892), A autoria da arte de furtar (1917), O Dr. Antonio de Sousa de Macedo (1917), Erros imperdoáveis (1920), A língua portuguesa no Brasil (1922) e Notas e contribuições de um bibliófilo (1925).
Para resgatar sua memória é que o escritor serra-talhadense, ANTONIO NETO, debruçou sobre diversos documentos, buscou informações na Europa e nos presenteia com o livro SOLIDÔNIO LEITE – VIDA E OBRA DE UM GÊNIO, que será lançado no próximo dia 29 de fevereiro/08, às 20 horas, na Câmara de Vereadores de Serra Talhada.
|