PÁGINA INICIAL
  Bate-Papo
  Jogos Online
  NOTÍCIAS DE CAPA
  O MUNDO
  BRASIL
  POLÍTICA
  CRESCIMENTO PESSOAL
  MEIO AMBIENTE
  BONS NEGÓCIOS
  CIDADE
  NOSSA GENTE
  CULTURA
  FOTOS DE SERRA TALHADA
  ESTUDANTES NA REDE
  CÂMARA DOS DEPUTADOS
  TRADUTOR DE LÍNGUAS
  LISTA TELEFÔNICA
  FALE CONOSCO
  LOGIN
  WEBMAIL
          SITES ÚTEIS
Genealogia Pernambucana
Site Política para Políticos
Site Gramsci
Jornal do Comércio
Concursos Públicos
Site Jurídico.com
Site Jornal Digital
Site Correio da Cidadania
Site Carta Capital
Site Caros Amigos
Site Futbrasil.com
História de Serra Talhada
Site da IstoÉ
Site Veja Online
Site O Dia
Estatística do site
Casa da Cultura Serra Talhada
Busca de CEP
Trabalhos Escolares
Cultura FM 92.9
Líder FM 93.5
Nova Gospel FM 105.9
Serra FM 87,9
VilaBela FM 94.3
A Voz do Sertão FM
NOVA SAFRA

Por: Deputado INOCÊNCIO OLIVEIRA
A União Européia é o nosso mais importante importador de produtos agrícolas
O SR. INOCÊNCIO OLIVEIRA (PFL/PE pronuncia o seguinte discurso.) – Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados: Não posso deixar passar sem registro aqui, desta tribuna, as declarações do Senhor Ministro da Agricultura, Dr. Roberto Rodrigues, sobre as perspectivas da safra agrícola 2004/2005, em torno de 131 milhões de toneladas de grãos, sobressaindo-se, mais uma vez, a soja, a exemplo do que ocorreu com a safra 2003/2004, quando foram produzidas cerca de 58 milhões de toneladas.
Dentro desse quadro tão otimista, o que me preocupa é o constrangimento do setor de transportes para os produtores, obrigados a longas filas de espera nas estradas e nas entradas dos portos do Brasil – em especial do porto de Paranaguá.
Mas, vamos observar como se comportarão os preços, que podem reduzir a lucratividade do setor e, especificamente, as produções de caroços de algodão, algodão em pluma, amendoim, arroz, aveia, centeio, cevada, feijão, girassol, mamona e milho, além do sorgo, trigo e triticale.
A variação em relação à safra de 2003/2004 não será muito grande e, além dela, os transgênicos da soja podem vir a ocupar 12% a 13% desses produtos – segundo registram observadores e analistas econômicos do setor rural. Alguns vão mais longe ao afirmar que os transgênicos da soja ocuparão, aproximadamente, 20% da produção total do país. Isto pode criar alguns problemas de comercialização com países que estão adotando uma postura rígida relativamente ao produto de origem vegetal ou animal geneticamente manipulado.
A estimativa para colheita dos principais produtos é a seguinte:
algodão 2.243,4; arroz 12.171,4; milho 43.090,1; soja 60.808,0; trigo 6.042,6; (em mil toneladas).
Para o esperado recorde na produção de soja – diz a Gazeta Mercantil de 28.10.04 – a principal contribuição será dada pelo Estado de Mato Grosso, onde a área cultivada terá aumento de 400 mil hectares. No caso do algodão, a produção crescerá em Mato Grosso, Bahia e São Paulo.
Outra surpresa para os brasileiros é a rápida recuperação da cotonicultura no Brasil. País tradicionalmente produtor, inclusive de variedades de fibras longas – o nosso algodão “Mocó” ou “Seridó”, de 32mm/34mm, 36mm/38mm, 38mm/42mm – nos anos 60, 70 e 80 o Brasil – teve sua produção em baixa, mas recuperou-se notavelmente, abrindo mão de importar algodão da Turquia, dos Estados Unidos, da Ucrânia, do Egito, para situar-se como país exportador, não só de excedentes, mas de produção de alta qualidade, atendido plenamente o mercado interno. É bem verdade que ainda importamos alguns tipos para a produção têxtil de panos especiais, mas hoje nos libertamos das importações que oneravam pesadamente a nossa balança comercial.
Observa-se, neste início de safra nova, uma queda nos preços das “commodities” no mercado internacional, mas estamos certos de que esses movimentos serão passageiros, pois a demanda pelos produtos agrícolas vem em escala crescente nos mercados internacionais e manobras especulativas sempre existem no início de safras em países grandes produtores de alimentos, como é o caso do Brasil.
Duas preocupações do Ministro da Agricultura merecem destaque especial: o pequeno aumento da área plantada com soja e milho com resultados agora nesta safra 2004/2005 e o baixo uso de fertilizantes e nutrientes da parte dos agricultores, ressaltando-se o alto preço desses produtos no mercado.
Esse mercado vendeu, de janeiro a agosto, 12,8 milhões de toneladas – uma baixa de quase 1% em relação às compras para a safra 2003/2004.
O fato é que, com essa safra 2004/2005, o Brasil posiciona-se como o terceiro maior exportador mundial. O país adquiriu, pois, uma estatura de potência agrícola mundial, mas, ainda existem barreiras para que o Brasil consiga ampliar os seus mercados – nos Estados Unidos, por exemplo, além da questão dos aços planos e, mais recentemente, dos camarões produzidos no Nordeste do Brasil, o etanol e as carnes brasileiras enfrentam restrições. Alegam-se motivos sanitários, os mesmos que impedem a entrada da carne bovina brasileira no Japão.
A União Européia é o nosso mais importante importador de produtos agrícolas. Mas, carne de frango, de bovinos, açúcar, banana, café solúvel e frutas, estão sujeitos a cotas e qualquer ultrapassagem dos limites significa tarifas alfandegárias altíssimas.
Mas o agronegócio brasileiro, em que pesem os gargalos internos – infra-estrutura de transporte e ameaça constante de desestabilização das propriedades produtivas, pelos movimentos dos “sem terra” e similares – segue em frente e, hoje, já somos: o primeiro produtor e exportador mundial de café, suco de laranja e açúcar; o segundo maior produtor de soja e primeiro na exportação desse produto; o primeiro exportador de café solúvel; o terceiro produtor e o segundo exportador de carne de frango; e o segundo produtor de carne bovina e primeiro nas vendas externas desse produto.
Muito obrigado!
Sala das Sessões, em 03 de novembro de 2004.

Deputado INOCÊNCIO OLIVEIRA
© Copyright  Mário Olímpio 2003-2023
INDEXBrasil - Comunicação e Marketing.
Todos os direitos reservados, permitida a cópia de
conteúdos, desde que divulgada a fonte.
e-mail:redacao@serratalhada.net