PÁGINA INICIAL
  Bate-Papo
  Jogos Online
  NOTÍCIAS DE CAPA
  O MUNDO
  BRASIL
  POLÍTICA
  CRESCIMENTO PESSOAL
  MEIO AMBIENTE
  BONS NEGÓCIOS
  CIDADE
  NOSSA GENTE
  CULTURA
  FOTOS DE SERRA TALHADA
  ESTUDANTES NA REDE
  CÂMARA DOS DEPUTADOS
  TRADUTOR DE LÍNGUAS
  LISTA TELEFÔNICA
  FALE CONOSCO
  LOGIN
  WEBMAIL
          SITES ÚTEIS
Genealogia Pernambucana
Site Política para Políticos
Site Gramsci
Jornal do Comércio
Concursos Públicos
Site Jurídico.com
Site Jornal Digital
Site Correio da Cidadania
Site Carta Capital
Site Caros Amigos
Site Futbrasil.com
Rádio Vilabela FM
Site da IstoÉ
Site Veja Online
Site O Dia
Estatística do site
Casa da Cultura Serra Talhada
Busca de CEP
Trabalhos Escolares
Rádio Cultura FM
SERRA TALHADA CAPITAL DO XAXADO

Por: Mário Olímpio
A cidade de Serra Talhada, é a mais próspera do Sertão do Pajeú
CAPITAL DO XAXADO

História
Serra Talhada era uma fazenda de criação pertencente ao português Agostinho Nunes de Magalhães. Recebeu este nome, Serra Talhada, devido ao fato de que perto do local há uma montanha cujo formato dá a idéia de que foi cortada a prumo.

Seu crescimento se deu em função de sua posição estratégica, no cruzamento das estradas de acesso à Paraíba e ao Ceará.

A Lei Provincial 52, de 19 de abril de 1838, mandou erigir a capela de Nossa Senhora da Penha da Serra Talhada em Pajeú de Flores.

Com a Lei Provincial nº 280, de 6 de maio de 1851, agregando a seu território a então Vila Bela e a Comarca de Flores, foi elevada à categoria de município.

Administrativamente, o município é formado pela sede e pelos distritos de Bernardo Vieira, Pajeú (Poço da cerca), Tauapiranga, Caiçarinha da Penha e Luanda e pelos povoados de Santa Rita e Varzinha.


Geografia
Localiza-se a uma latitude 07º59'31" Sul e a uma longitude 38º17'54" Oeste, estando a uma altitude de 429 metros. Sua população de acordo o senso de 2007 é de 76.289 habitantes, sendo 51.065 na cidade e 25.224 na zona rural . É a segunda maior cidade do sertão pernambucano, sendo menor apenas que Petrolina.

Bairros
Nossa Senhora da Penha, centro
Nossa Senhora da Conceição
Santos Dumont, conhecido como AABB
IPSEP
IPSEP II
São Cristóvão
CAGEPE
São Cristovão - Bomba
Bom Jesus, conhecido como Alto do Bom Jesus (o maior cerca de 20.000 hab)
José Tomé de Sousa Ramos, conhecido como Multirão
José Rufino Alves, conhecido como Cachixola
Tancredo Neves, conhecido como COHAB
São Sebastião, conhecido como Borborema
Cachoeira, fica nas proximidades do açude Cachoeira, que abastece a cidade


Economia

A cidade de Serra Talhada, é a mais próspera do Sertão do Pajeú, foi uma das 3ª cidades que mais cresceu no Estado, é o pólo econômico dessa microregião pernambucana. De acordo com dados do IBGE para o ano de 2004, o PIB era estimado em 243,161 milhões de reais, sendo que 24,16 milhões na agropecuária, 37,9 milhões na indústria e 178,6 milhões no setor de serviços. O PIB per capita da cidade, ainda em 2004, era de 3.464 reais.Conforme o IBGE em 2005 o PIB do Município era de 312.751.000,00 , nós somos pólo medico , educacional e comercial do Estado de Pernambuco.


Agências Bancárias
Banco do Brasil
Caixa Econômica Federal
Banco do Nordeste
Banco Real(Antigo Bandepe)
Bradesco
Entre outras pequnas agências.


Saúde
Serra Talhada é o 4º pólo médico do estado de Pernambuco, possui vários hospitais, prontos-socorros, maternidades e clínicas particulares. Possui também um hospital regional bem modernizado, o HOSPAM, que conta com um helicóptero para emergências que devem ser transferidas para o Recife.

Educação
Serra Talhada é também um pólo educacional. Além de um grande número de escolas públicas e particulares, e também escolas de tempo integral (dois turnos diários) e técnicas, a cidade possui três intituições de nível superior:

FAFOPST (Faculdade de Formação de Professores de Serra Talhada), possui licenciatura plena em Letras (português), Matemática, Geografia, História, Biologia e Educação Física e serviço social.

UFRPE - UAST Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Serra Talhada, instalada no segundo semestre de 2006, essa universidade oferece os cursos de Agronomia, Bacharelado em Ciências Biológicas, Sistema de Informação, Bach. Em ciências Economicas, Engenharia de Pesca e Licenciatura em Química , Licenciatura em Letras, e Zootecnia.

FIS (faculdade de integração do sertão)oferece cursos de contabilidade, enfermagem, administração de empresas e Direito.

UVA (Universidade do Vale do Acaraú) oferece o curso de Pedagogia

No ano de 2007 iniciou-se uma série de cursos de nível superior à distância pela EDUCON e pela FAVIP.
iFOCUS O iFOCUS surgiu com o objetivo de oferecer aos jovens e adolescentes do município de Serra Talhada uma alternativa que evitasse o fluxo migratório destes para a capital do Estado em busca de ensino de qualidade.

Turismo
Carnaval fora de época (SerraFolia);
Carnaval';
Aniversário da cidade;
Encontro Nordestino de Xaxado, são feitas apresentações de vários grupos locais e regionais de XAXADO, dança que tem origem no cangaço. E ao final das apresentações diárias, acontecem shows de bandas locais;
São João, um dos melhores do sertão, com uma das melhores estruturas do estado;
EXPOSERRA, uma das maiores feiras comerciais do nordeste, que tem todos os anos atrações com artistas nacionais e regionais;
Festa da Padroeira, conhecida também como "Festa de Setembro", a mais famosa de todas as festas da cidade. Tem início no fim de agosto e durante até a segunda semana de setembro;
Fim de ano, sempre há pequenas festividades na passagem de ano.
São vários pontos, por exemplo:

A Serra que deu origem ao nome da cidade. Esta, além de uma estética fascinante, possui trilhas, para aqueles que gostam de se aventurar, e ao chegar ao topo, no cruzeiro, se deslumbram com a vista de toda a cidade e de parte do Vale do Pajeú. Quando em época de chuva, pode-se aproveitar pequenas cachoeiras que se formam nos rochedos.
Igreja Matriz de Nª Senhora da Penha, uma monumental obra, linda de todos os ângulos, uma das mais belas de todo o estado de Pernambuco. Chama a atenção por seu estilo neoclássico, e por seu tamanho e altura imponente.
Igreja Nª Senhora do Rosário, pequenina, porém bela, foi construída à mão de obra escrava. Foi ao seu redor que se deu início a cidade de Serra Talhada, na época chamada de Vila Bela.
Açude Jazigo, em épocas de cheias, esse açude forma em seu paredão uma imensa cortina de água, que faz parar quase todos que passam pela rodovia BR-232. Ao seu lado está um aconchegante clube, com boas piscinas.
Açude Cachoeira, tem esse nome por que, quando cheio, seu bebedouro transborda e forma uma bela cachoeira, onde um grande número de pessoas aproveitam o banho. Independente da época, lá há um mirante de onde se pode ver um belo pôr-do-sol. É possível também praticar a pesca e passear de barco ou canoa.
Barragem de Serrinha, uma das maiores barragens de Pernambuco, você poderá apreciar as pequenas ilhas.
Mirantes - como o Talhado do Urubu, com magnífica visão da Chapada do Araripe, do Vale do Pajeú e do Açude do Saco.
Casa da Cultura, uma bela construção antiga, que já foi sede do cartório, hoje abriga peças de toda a história de Serra Talhada, desde Lampião, filho ilustre da cidade, fotos de pessoas importantes do município e de suas "misses", que em três anos consecutivos levaram o prêmio de miss pernambuco, objetos do Padre Jesus, figura importante na construção da Igreja Matriz, e outras peças históricas.

Rio Pajeú ao cruzar Serra Talhada Museu do Cangaço, esse fica há poucos quilômetros do centro da cidade, nele está um grande acervo de fotos e objetos do cangaço, fica situado no Sítio Passagem das Pedras, local onde nasceu o cangaceiro Lampião.

Estação Ferroviária, local onde ocorrem as festas juninas do município, lá você encontra uma pequena cidade cenográfica, com casas de madeira e de barro, além, é claro, do antigo prédio da estação, neste local durante todo o ano, ocorrem apresentações culturais, uma das mais famosas é o Encontro Nordestino de Xaxado (dança típica do cangaço), onde se apresentam grupos de todo o nordeste e de grupos locais, como "Os Cabras de Lampião", grupo que ja fez apresentações em todo o Brasil e no exterior.

Ponte sobre o Rio Pajeú, esta ponte liga o centro da cidade ao bairro Cachixola, dela tem-se uma bela vista do Rio e da Serra.
© Copyright  Mário Olímpio 2003-2014
INDEXBrasil - Serviços de Internet.
Todos os direitos reservados, permitida a cópia de
conteúdos, desde que divulgada a fonte.
e-mail:redacao@serratalhada.net